sexta-feira, 1 de junho de 2018

Mônica nº 122 - Editora Abril - Junho/1980

"Em toda festa de São João, tem foguete, tem balão..."
Entramos no mês de junho e isso significa o quê? Nada. Mas teremos várias festas juninas nesse mês. Por isso trago essa capa de 38 anos atrás, Mônica nº 122, lançada em junho de 1980 pela Editora Abril.

Uma capa bonita, onde temos Mônica e Cebolinha com roupa típica de festa junina, daquelas de dançar quadrilha. Ao fundo temos Cascão e Xaveco também vestidos de acordo e tocando sanfona e violão.

A história de abertura chama-se "A Superperuca".

As festas juninas nasceram da tradição católica de homenagear três santos:

Santo Antônio

Um dos santos mais queridos no Brasil e em Portugal. Fernando de Bulhões nasceu em Lisboa em 15 de agosto de 1195 e morreu em 13 de junho de 1231, em Pádua, na Itália. Foi quando mudou da ordem de Santo Agostinho para a ordem de São Francisco, em 1220, que Fernando passou a ser chamado de Antônio. Esse santo normalmente é representado carregando o menino Jesus em seus braços.
Santo Antônio é conhecido por ser casamenteiro. É a ele que moças solteiras recorrem para achar um noivo. E como o santo sofre! A imagem dele é colocada de cabeça para baixo pelas jovens, que dizem que só o colocam na posição normal se um namorado aparecer. Na madrugada do dia 13 são feitas várias simpatias com essa intenção. Mas Santo Antônio também é conhecido por ajudar-nos a encontrar objetos perdidos e por ser protetor dos soldados e dos comerciantes varejistas.

São João

Não é à toa que junho e festa junina são nomes em homenagem a esse santo. Conhecido por ser festeiro, São João nasceu em 24 de junho, com o nome de João Batista. Ele foi primo de Jesus Cristo e faleceu em 29 de agosto do ano de 31 depois de Cristo, na Palestina. Antes mesmo de Jesus, ele já pregava às margens do rio Jordão.
São João instituiu o batismo, pela prática da purificação, por meio da imersão das pessoas na água. Por isso, uma tradição muito comum é a lavagem do santo, que é feita por seu padrinho, pessoa que está pagando por alguma graça alcançada. O ritual acontece geralmente à meia-noite da véspera do dia 24.
Outra lenda muito comum é a de que São João adormece no dia do seu aniversário pois, se estivesse acordado, não resistiria aos festejos e desceria à Terra, podendo se queimar na fogueira. Esse é um dos motivos dos fogos de artifício, justamente para acordá-lo.

São Pedro

Outro santo festejado em junho, no dia 29, é São Pedro, um homem de origem humilde, apóstolo de Cristo e fundador e primeiro Papa da Igreja Católica. Ele é considerado protetor dos pescadores e das viúvas. Segundo a tradição católica, depois de morrer, São Pedro foi nomeado chaveiro do céu, ou seja, para alguém entrar lá, o santo tem de abrir as portas. Também lhe é atribuída a responsabilidade de fazer chover. Por isso dizemos às crianças que quando está aquele aguaceiro, com trovão e tudo, é porque São Pedro está lavando o céu e mudando os móveis de lugar.

Fonte: http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2016/06/conheca-os-santos-homenageados-nas-festas-juninas

3 comentários:

  1. Particularmente, adoro gibis com capas de festas juninas. E principalmente as capas da Abril. Linda capa com um lindo detalhe na bandeira que parece ser Maria segurando Jesus.

    ResponderExcluir
  2. Imagino que quem desenhou esta capa foi Rosana Munhoz, a edição deve ser arretada! De 1980 tive Mônica119 e tenho Mônica126. Qualquer edição da TM Abril presta, até as piores dão de mil nas atuais.

    ResponderExcluir