Hoje o Bidu está completando 60 anos. Sua primeira aparição foi em uma tirinha de jornal em 18 de julho de 1959. Desde então foi conquistando seu espaço e apesar de não ter revista própria, sempre teve destaque e ganhou edições especiais.
Essa capa é da coleção As Melhores Piadas lançada nos anos 70 pela Editora Abril. Felizmente tenho ela super conservada na coleção. Bidu teve um almanaque próprio que já apareceu aqui no blog, teve também uma edição na Coleção Um Tema Só, pela Editora Globo cuja capa você pode conferir nessa publicação já feita aqui. Não posso deixar de mencionar as duas Graphic MSP (Caminhos e Juntos) que são fantásticas e eu também já as trouxe aqui. Ganhou uma edição capa dura em 2009 para comemorar os seus 50 anos, mas nessa época eu ainda não tinha voltado a colecionar, então não comprei e hoje estou na busca. Está bem difícil encontrar, pois esgotou-se nos sites e é considerada uma edição valiosíssima. Como estou de férias viajando entre SP e RJ, estou passando em diversos sebos na esperança de encontrar.
Essa edição de 50 anos trouxe como brinde um fac-simile da primeira edição do gibi do Bidu lançado nos anos 60 pela Editora Continental. Esse é um dos motivos da edição 50 anos ter esgotado e ser tão rara nos dias de hoje.
Bidu teve apenas 8 edições pela Editora Continental. Antes disso ele teve aparições em capas e histórias publicadas na revistinha ZAZ TRAZ, também da Editora Continental, no ano de 1960.
Bidu é meu personagem favorito nº 1 da Turma da Mônica. Eu sou louco por animais, em especial cachorros, e minha vontade é de tatuar um desenho que lembre Xixito e Alice (meus doguinhos) e Bidu juntos a eles.
Parabéns para o cachorrinho azul mais lindo do mundo.
Contra capa |
Primeira aparição do Bidu |
Nenhum comentário:
Postar um comentário