terça-feira, 24 de março de 2020

Chico Bento nº 10 - Editora Globo - Junho/1987


Lançada em junho de 1987, a 10ª edição do gibi do Chico Bento pela Editora Globo trouxe um capa simples, onde mostra uma chaminé soltando poluição, tapando até o nome da revistinha e nisso o Chico se prepara, com seu machado, para derrubar.

No início da fase Globo tivemos muitas capas simples assim, porém com o tempo foi ficando meio poluído com tudo que foi sendo acrescentado: logo da Editora Maurício de Sousa, código de barras, nome da revista reduzido para ter o rosto do personagem do lado, hoje em dia pela Panini tem também o nome da história principal na capa.

Bons tempos capas simples que nos faziam brilhar os olhos ao adquirir a edição...

7 comentários:

  1. Esta adquiri zero bala, a 10ª do caipira na Editora Globo e a 124ª edição ao todo, descobri o que é monjolo através dela, apesar da capa não ter rio, lagoa, algum tipo de animal da nossa fauna, árvore ou qualquer outro elemento silvestre, a gag aponta claramente pro viés ecológico do Chico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu só também fiquei sabendo o que era Monjolo por causa dessa edição. Quem sabe trago essa história futuramente? Valeu.

      Excluir
    2. Traga sim, poste-a para nós! Sei que o Chico Bento toma uma coça desse monjolo, HQ chique! Adquiri nova, porém há muito tempo não a possuo mais. Não fique no compromisso, poste-a se quiser!

      Excluir
  2. Em 1992 surge a Editora Mauricio de Sousa, o logotipo até hoje é o mesmo, sempre o achei desarmônico, foi nesse ano que as capas começaram a ficar com excesso de informações e foi só piorando com o passar dos anos, muitas das capas da Editora Abril possuem textos sobre HQs de abertura, textos sobre brindes e promoções, há com dois textos e até com mais, vide Cartela Milionária e o jubileu da carreira do cartunista, porém são todas harmônicas, precisão total, primava-se pelo simples e pelo capricho. Na Editora Globo as capas continuaram simples, precisas e caprichadas até 1991, depois manteve-se o capricho só que perdeu-se a precisão e simplicidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até gostei do logo da Editora Mauricio de Sousa, surgiu pouco depois que comecei a colecionar e como eu amo o Bidu, adorava demais. O problema é que nessa fase Panini é tudo muito exagerado, já na fase Abril por mais que tivesse muitas promoções e as vezes o título da história, como você mesmo disse, não era tão poluído.

      Excluir
    2. A cabeça do Bidu circundada de estrelas é um símbolo que quando vi a primeira vez achei demasiado chique e acho até hoje, conheci assistindo animação da TM no cinema, uns dez anos depois a MSP utiliza o símbolo em sua editora, a arte em si é lindona, o que acho desarmônica é a fonte com o nome da editora em torno dela, enquanto logo de editora ficou aquém do que deveria, a mesma arte apresentando o estúdio ou estúdios, o efeito visual pra mim é outro, totalmente harmônica a logomarca da empresa. O logo de 1984 sobre o jubileu é simplesmente magnífico! É impressionante como a precisão, harmonia e simplicidade reinavam antigamente e hoje a imprecisão e desarmonia que dão as cartas, simplicidade virou luxo, triste!

      Excluir
  3. Verdade, as vezes umas colorações diferentes dava um toque especial. Eu não tive essa revista quando colecionei pela primeira vez, mas agora na coleção nova consegui via ML. Abraço

    ResponderExcluir