domingo, 19 de abril de 2020

Almanaque do Cebolinha nº 2 - Editora Globo - Dezembro/1987


Em dezembro de 1987 chegava o segundo almanaque do Cebolinha pela Editora Globo. Trouxe uma capa simples porém bonita, do protagonista arrumado e orgulhoso dessa compilação de histórias de vários personagens em seu almanaque, mas com a Mônica simplesmente ignorando, caminhando e rasgando algumas dessas páginas, deixando o Cebolinha irritado.

O bonito da capa desse almanaque foi o fundo branco, o que era raro, junto com aquela saudosa lombada que identificava ser o almanaque do Cebolinha: a lombada de brinquedos.

Bom Domingo a todos.

9 comentários:

  1. Capa muito legal, Mônica atrapalhando a apresentação do Cebolinha, e se fosse o contrário?
    Se contarmos os almanaques da Editora Abril, este é o décimo almanaque do troca-letras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, teve 8 edições pela Abril. Acho que tenho 7 delas, preciso ver qual falta e ir atrás.

      Excluir
    2. O nº 7 adquiri novo e o nº 6 adquiri usado, hoje são memórias inesquecíveis.

      Excluir
  2. Lembro muito bem desse almanaque nas bancas em 1987. Fazia pouco tempo que eu tinha começado minha coleção e infelizmente eu não tinha dinheiro para comprar todas as revistas que saiam. Então tive que escolher: lembro que comprei naquele mês Cascao e Chico Bento número 24 e Mônica número 12. O gibi da Mônica perdi alguns depois em uma troca e as do Cascao e Chico ainda estão comigo. Ótimas lembranças!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comecei a colecionar somente aos 10 anos, em 1992. Eu guardava dinheiro de lanche (isso quando tinha, o que era super raro) e fazia um extra vendendo trabalhos na escola (sim, capitalista desde os 10 anos), dai ia andando por 5km até chegar numa banca e comprar o que a grana juntada dava. Mutas vezes tinham usados lá, a dona me oferecia e eu caía dentro. Peguei muita relíquia assim. Não sei se já leu aqui, mas de 2002 até 2005 eu desfiz da minha coleção por motivos financeiros e voltei a colecionar somente em 2016. Então não tenho as versões adquiridas quando criança/adolescente, mas recuperei graça aos sebos e mercado livre.

      Excluir
    2. Puxa, vc se desfazer de sua coleção não deve ter sido fácil. Mas as vezes, é preciso se desapegar de algo em pró de outra coisa mais importante. Eu ainda possuo mais de 80% das revistas que comprei na infância, perdi algumas em trocas de revistas do tipo "duas por uma". Eu fazia isso porque queria na época comprar revistas usadas da editora abril e como eu não tinha dinheiro, recorria a minhas revistas da editora Globo para tantar trocar. Sinceramente, arrependo de ter feito isso, preferia hoje ter as revistas que perdi na troca. Na época acho que fui precipitado, eu poderia ter esperado um tempo para comprar as revistas da Editora Abril em outra ocasião. Apenas uma revista da Editora abril tenho desde nova: Chico Bento número 78, de agosto de 1985. Foi a primeira que tive. As outras da Editora Abril adquiri já usadas. As da Editora Globo que tenho, mais de 90% comprei novas. De 2016 pra cá, passei as revistas pro meu filho, então voltei a comprar, depois de quase 20 anos sem comprar um único exemplar. Agora, tenho varias da Panini, mas minhas preferidas continuam sendo as da Editora Abril, principalmente do período entre 1982/1986 e da Editora Globo dos primeiros anos.

      Excluir
  3. Eu comecei a colecionar e tive acesso a gibis só aos 10 anos. Lembro que saía do meu bairro e era só andar em linha reta até chegar a banca (isso dava uns 5 km), eu saía escondido, ia até a banca e comprava o que a grana dava. Por sorte as vezes tinham usados bem baratinhos e eu preferia quantidade. No bairro vizinho chegou a ter uma banca (3km de casa) mas não durou muito. Saudades desses tempos...

    ResponderExcluir
  4. Bela capa. Colecionava mais os da turminha da época da abril.

    ResponderExcluir
  5. Pessoal, não sei se vcs já conhecem, mas existe
    Um site com mais de 4000 scans da turma da Mônica, inclusive muita coisa da abril. Claro que n é a mesma coisa de ter o gibi em mâos, mas da pra matar a saudade.

    ResponderExcluir