quarta-feira, 29 de abril de 2020

Mini-Revista Cascão e Cebolinha - Sem Editora - 1993



Em 1993 tinha uma promoção onde você comprava pilhas Rayovac e ganhava uma edição das mini-revistas lançadas. Foram cinco no total, sendo uma de cada da turminha: Mônica, Cascão, Cebolinha, Magali e Chico Bento.

Quando colecionei pela primeira vez, ganhei as 5 edições de um amigo na escola, pois o pai dele trabalhava com vendas e tinha várias para distribuição. Infelizmente não as tenho mais, mas consegui essas duas com uma amiga do Rio de Janeiro.

Cada edição possui 16 páginas e sua historinha está relacionada com o uso de pilha de alguma forma. E para vocês terem noção do tamanho dessas mini-revistas, vou colocar uma imagem delas ao lado da edição do gibizinho que foi trazida aqui na publicação anterior. O tamanho real é 6,5cm x 5cm.


12 comentários:

  1. Aqui nunca vi esses gibizinhos da Rayovac na época. Muito raros hoje. Deu pra ver que eram minúsculos, muito fácil de perder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São bem bonitinhos mas minúsculos mesmo. Eu confesso que só vi até hoje os que passaram pela minha mão, fora isso, não vi em lugar nenhum.

      Excluir
  2. Também não me lembro desta promoção. Nem nunca vi essas mini revistas. Acho que na época meu dinheiro não dava pra comprar pilhas....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do chiste, Ricardo! Seu comentário me fez lembrar de um brinquedo que tive chamado Cirquinho da Mônica, tô na dúvida se é da Gulliver ou Tectoy, ganhei quando tinha uns dez anos de idade, já tava velho pra esse tipo de brinquedo, mas, o meu interesse era o fato de ser algo da Turma da Mônica e não o brinquedo em si, se o mesmo brinquedo fosse da Disney ou do Popeye por exemplo, com certeza eu não o teria porque foi um brinquedo que eu escolhi, me lembro que funcionava com uma pilhona Duracell que era a melhor e mais cara marca de pilhas que havia naquele momento, me lembro que me era sempre alertado para economizá-la porque se acabasse antes do prazo determinado, simplesmente eu iria ficar com o brinquedo parado, os alertas valeram porque só troquei de pilhas duas vezes dentro de um longo período, me lembro que até meus oito anos de idade, brinquedos à pilhas e fricção ficavam só nos desejos, pilha pra nós era artigo de luxo, depois a situação foi melhorando gradualmente.

      Excluir
    2. Ricardo também nem estava na minha realidade comprar pilhas ou ter dinheiro pra isso. Só fiquei sabendo pelo coleguinha da escola mesmo, se não fosse ele, nem saberia da existência dessas mini-revistas.

      Excluir
    3. Xeclinghe Picarmendotelso te entendo perfeitamente. Eu sempre via os comerciais de brinquedos mas eram muito fora da minha realidade. Eu babava de vontade de ter um Papa-Ficha da estrela. Fiquei só na vontade mesmo huahua.

      Excluir
    4. Marcelo, tu provavelmente deves ter uns cinco anos a menos que eu, Papa-Ficha meu irmão teve, começamos a ter brinquedos melhores em meados de 1987, antes nós só tínhamos brinquedos considerados vagabundos, porém, os perrengues que passávamos me serviram de aprendizado, prezo muito os brinquedos simplórios que tive, em 1985 comecei a colecionar gibis da TM, nesse tempo os perrengues ainda eram atuantes em nossas vidas, meus pais não falavam, mas, era evidente que consideravam gibis algo supérfluo, meus tios maternos é que me introduziram a cultura dos quadrinhos, eles adoravam a TM, principalmente o Chico Bento, consegui iniciar minha primeira coleção de gibis em um ano de privações financeiras devido à muita insistência somada com preços razoáveis e pais querendo sossego.

      Excluir
    5. Xeclinghe, minha primeira revista também foi em 1985, mas eu era muito novo, então não pensava ainda em comprar gibis. Depois de ganhar alguns, só comecei a comprar em 1987. Creio que somos mais ou menos da mesma idade! Quanto ao brinquedo, o Cirquinho da Mônica, não me lembro.

      Excluir
    6. Quando comecei a colecionar não era alfabetizado ainda, adorava a casa dos meus tios porque lá sempre haviam gibis entre outras atrações que a criançada curtia, me lembro que minha tia mais nova nos deu três gibis que eu já conhecia porque ela emprestava pra nós e tínhamos (por incrível que pareça) muito cuidado, são eles: Mônica126 e130 e Cebolinha102, quando se tornaram nossas posses, curtimos bastante e depois recortamos, brincávamos com os personagens recortados até enjoarmos, eu particularmente sempre me arrependia depois de avacalhar com os gibis e olha que avacalhei vários, ficava na ânsia de recortar, colorir o que já tava colorido ou quando faltavam cores (que era bem recorrente na Abril não só com a TM), rabiscar e desenhar, gostávamos de desenhar cabelos, roupas e sapatos nos personagens, ou seja, eu e meus irmãos éramos predadores de gibis, até que na pré-escola conheci o conceito de coleção, figurinhas, tampinhas, bolinhas de gude, revistinhas, etc, depois que conheci esse conceito fui deixando aos poucos a selvageria de lado até me tornar racional e desejar colecionar gibis, em especial os do Mauricio de Sousa, entraram outros títulos na minha primeira coleção, mas, minha paixão era a TM, meus irmãos curtiram quadrinhos quando crianças e nos inícios de suas adolescências, acho que fui picado pelo mosquito da banda desenhada, até hoje adoro a nona arte, talvez a grafia correta seja Nona Arte com maiúsculas, preciso pesquisar.
      Acredito que eu seja o mais "museu" de todos vocês, porque me lembro relativamente bem da gestão Figueiredo.
      O Cirquinho da Mônica, Ricardo, nunca pesquisei, mas deve ter algo sobre o brinquedo na rede, é um brinquedo bem bobo, porém, esteticamente atrativo, Mônica, Cebolinha e Cascão são acrobatas, Franjinha é o mágico e apresentador, Magali trapezista, Xaveco é o palhaço, Bidu e Jotalhão também estão presentes, o Anjinho acho que não aparece, todos que citei estão na belíssima arte do brinquedo, talvez exceto o Anjinho, creio que quem desenhou foi a Rosana Munhoz, os bonequinhos são somente dos três acrobatas.

      Excluir
  3. Conheci fuçando na rede, deve ter uns três anos mais ou menos, talvez foi até no blog do Marcos, não sei bem.
    Marcelo os minúsculos gibizinhos são da Editora Mauricio de Sousa, eles têm editora, concorda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, até pensei nisso depois que li a publicação. É que no blog eu coloco quando é das 3 editoras principais, mas seguindo a lógica dos institucionais, não devia ter colocado "sem editora". Vou editar isso, valeu.

      Excluir
  4. Eu só soube pelo amigo da escola mesmo. Pena não ter mais os outros, são bem raros.

    ResponderExcluir