sábado, 4 de abril de 2020

Almanaque do Pelezinho nº 1 - Editora Abril - Junho/1982


Em junho de 1982 (um mês depois do meu nascimento *risos*) chegava nas bancas o 1º almanaque do Pelezinho, pela Editora Abril. Sua história de abertura foi a "Que Bolão!!!". A capa faz referência a Copa da Espanha, que começava naquele mês, onde temos também o Pelezinho imitando um toureiro, sendo a bola a sua adversária.

Considerando apenas os lançamentos da Editora Abril, Pelezinho teve 58 edições regulares, lançadas entre agosto de 1977 e maio de 1982, e 8 almanaques que só saíram após a edição mensal parar de ser publicada. Teve também 3 edições especiais lançadas no período da Copa de 1986, que aconteceu no México (tenho duas delas, futuramente trago aqui).

4 comentários:

  1. Me lembro bem da Copa do Mundo de 1982, havia o mascote Laranjinha, acho que chegou a ter desenho animado exibido aqui no Brasil, tive uma bola com todas as bandeiras das seleções classificadas e a gravura do mascote desenhado nela, não sei por que os espanhóis escolheram tal mascote sendo que a famosa "Laranja Mecânica" sempre foi a seleção holandesa e é sabido historicamente que a rivalidade entre holandeses e espanhóis vai muito além do esporte bretão, vide a partida final na África do Sul em 2010, os batavos bateram covardemente nos hispânicos, torci pros Países Baixos, mas a Espanha mereceu o título, não sei se a Laranja Mecânica foi classificada pra disputar o título em 1982.

    Marcelo, uma capa tão chique quanto esta é de uma edição esporádica do pequeno atleta onde ele posa ao lado do mascote da Copa do Mundo do México. Além das 58 mensais o Pelezinho teve mais três edições esporádicas pela Abril.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As outras duas edições esporádicas contém nas capas o Pelezinho saltando com um paraquedas em forma de sombreiro mexicano, fazendo referência também à Copa do Mundo e Pelezinho a caminho do gol se depara com a trave ou baliza invertida e Frangão atrás da rede com expressão de quem mandou bem, o gibi com o Frangão na capa eu tive, acho que foi o 3º dos três.

      Uma característica do núcleo que copiava descaradamente a Mônica e os garotos era o fato do Pelezinho sempre bater no Jão Balão e Zé nos finais das histórias.

      Excluir
    2. Dessas 3 especiais, eu tenho duas. Trarei aqui futuramente. Eu amo o Pelezinho e essa turma dele, pena que cairam no esquecimento. Talvez por questões contratuais não podem usar mais o Pelezinho, que assim como o Ronaldinho e Neymar, tiveram edições e personagens na MSP.

      Excluir
    3. Gaúcho e Neymar nunca tive curiosidade de ler, Pelezinho acho interessante, o cãozinho dele quando interagia com personagens humanos, sempre ou quase sempre aparecia na posição bípede, tipo o Snoopy, o Bidu só aparece antropomorfizado longe dos humanos, curioso também é a Bonga que possui seios com apenas sete anos de idade, menina precoce! Ou será que é anã?

      Excluir