domingo, 12 de abril de 2020

Checklist Outras Publicações Turma da Mônica - Abril/2020

Uma capa linda, com alguns personagens que raramente conseguem aparecer em capas como a Tati, André, Dorinha, Bloguinho e Vó Dita. E o Papa-Capim mais uma vez usando sua camiseta azul, totalmente desnecessário isso.

O título parece uma paródia do filme Eu, Robô.



Bumerange e dinossauro? O que tá havendo com vocês, TMJ?

Gosto da Fran mas ainda sinto saudades da Rosinha.


Milagre pois temos um tema inédito.

26 comentários:

  1. Apesar de não curtir mangás (diz o Mauricio que TMJ não segue fielmente o estilo mangá, é tipo um híbrido), a capa de Chico Bento Moço achei legal, não conhecia os aspectos do Zé Lelé e Hiro jovens, a loira deve ser a tal da Ritinha.

    Papa-Capim foi catequizado mesmo e igualmente péssimo foi terem mudado os traços do Rolo, triste ver um personagem tão carismático ter sofrido tamanha mudança em seu rosto, gosto dele com a clássica cara de girassol, mudanças pra lá de equivocadas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho um absurdo e queria entender o porquê de ainda fazerem isso com o personagem.

      Excluir
    2. Assino embaixo, Marcelo. É aviltar a identidade do personagem... Mas paciência.

      Seu blog está muito bom. Parabéns!

      Abraços.

      Excluir
  2. Não dá pra entender isso do Papa-Capim. Não faz sentido nenhum, revoltante. Difícil imaginar alguém implicando com índio ou algum menino sem camisa em capas de gibis. Se ele passar a aparecer vestido assim nas histórias também é o fim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Papa-Capim, Cafuné e os demais do núcleo já devem estar calçados, se calçarem a Mônica vão ter que calçar também Magali, Anjinho, Humberto, Cascão, Xaveco, Zé Lelé, Chico Bento, pra Maria Cascuda não fará tanta diferença porque ela sempre alternou entre andar descalça e calçada, terão que calçar também o núcleo do Piteco.

      Excluir
    2. Mas ela estava de calçado usando o vestido vermelho? Porque se for apenas pra ir à escola,então faz sentido.Onde já se viu ir na escola descalço?

      Excluir
    3. Anônimo, concordo e discordo de ti, no caso da Mônica usando uniforme escolar, acho perfeitamente aceitável que use sapatos, agora, lembre-se do Chico Bento e Zé Lelé que não usam uniformes.

      Excluir
    4. Em escola dá pra aceitar com sapatos, pois estão de uniformes, assim como nessa capa da Saiba mais, pois estão com roupas diferentes. No dia a dia, pode manter sem os sapatos, mas se mudarem isso eu não ligaria. Lembrando que comas alterações feita pelo Emerson os personagens usam meias de cor de pele e não estão descalços e tem dedos nos pés.

      Excluir
    5. Concordo com o que vocês comentaram. Espero ansiosamente a publicação do Fabiano sobre as mudanças. Adoro ver o ponto de vista de vocês.

      Excluir
  3. Tu tens razão, Fabiano! Depois que vestiram o indiozinho, calçar a Mônica definitivamente é totalmente plausível, todavia, não podemos ser radicais, lembremos que no passado a Mônica já apareceu calçada várias vezes e foi aceito de boa, mas, sua dedução é possível de acontecer sim, torçamos para que estejais errado!

    ResponderExcluir
  4. Bela capa do Almanacao, gostei. Quanto a discussão dos colegas, acho que questões fundamentais como a característica dos personagens como o Cascao não gostar de água, a Magali comer muito, a Mônica usar de sua força e ser pavio curto, essas não deveriam ser alteradas de jeito nenhum. Já o Papa Capim, por ser de uma aldeia isolada, deveria ser mantido sem roupas, como sempre foi. Agora questões como calçado dos personagens, acho pouco relevante, e se for pra ir pra escola, é bem logico todos eles irem de uniforme, o que inclui o calçado. Não vejo problema também usarem calçados ou roupas diferentes em situações específicas. Sempre foi assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Ricardo Ribeiro! Deixem eles sambarem na lama com seus sapatos brancos, seria muito bom ver o Cascão executando tal façanha, hoje é utopia! Só sei que a TM tá num momento trevoso e que já dura mais de quinze anos, demos sorte de termos nascido do "outro lado de lá", como diz o Cidade Negra em uma de suas músicas.

      Excluir
    2. Na verdade, com as mudanças feitas pelo Emerson Abreu, agora os personagens usam meias da cor da pele e, com isso, eles não estão descalços e tem dedo nos pés. Se passarem a colocar sapatos neles até que eu não ligaria. Não gostei mesmo foi do Papa-Capim com roupa, nada a ver e descaracteriza demais os índios primitivos de aldeias isoladas como o Mauricio sempre quis retratar.

      Excluir
    3. Essa ideia de querer dar explicação pra tudo é uma grande bobagem, a Mônica, o Cascão e os outros que não possuem dedos nos pés, são assim e pronto! Por que o Bidu é azul? Por que a barba e os cabelos do Rolo são azuis?
      Por que Mickey, Pateta, Minnie, Clarabela, etc, usam luvas? Por que o Pateta é um cão antropomorfizado e o Pluto não usa roupas, late em vez de falar e anda sobre quatro patas?
      Por que Donald, Margarida, Tio Patinhas, Gastão, Peninha, entre outros andam vestidos só da cintura pra cima? E por que quando os mesmos vão em praias, rios, piscinas cobrem suas bundas?
      Será que o Popeye sofre de má circulação pra ter braços e pernas daquele jeito?
      Como o Recruta Zero enxerga se não dá pra ver seus olhos? Ele sofre de atrofia ocular?
      Por que os personagens humanos dos Simpsons e Flintstones possuem quatro dedos nas mãos e nos pés?
      Por que ninguém saca que He-Man e Adam são a mesma pessoa, sendo que a cara de um é o focinho do outro? Só mudam as tonalidades de pele e cabelo, impostação das vozes e as roupas, pra um surgir o outro tem que puxar o carro, a bocó da Teela que convive direto com o monarca não saca, nem o Esqueleto que é velhaco saca, por quê? Por que uma criatura tão desastrada como o Gorpo é um de seus confidentes?
      Por que o Hulk antes de ficar inteligente só usava calças roxas? Por que um cientista renomado como Bruce Banner usaria somente tal cor em suas calças, uniforme? Hulk em sua forma primitiva precisava de uniforme? Uniforme é padrão, naquela fase Hulk atropelava qualquer padrão! Suas calças e cuecas deviam e devem ser elásticas porque nas transformações ele nunca ficou pelado.
      Por que o Pica-Pau foi criado sem luvas e depois passou a usá-las?
      Nunca quis saber de nada disso, tá na cara que são padrões físicos coletivos e características físicas individuais adotados pelos criadores, quando essas perguntas vêm de crianças e de comediantes, entendo perfeitamente e até gosto que as façam, o problema são as explicações mirabolantes como o caso dos pés do Cascão, totalmente desnecessário, é muito mais fácil e nada depreciativo dizer a verdade dentro da ficção, o Mauricio alega que foi abandonando os sapatos e deixando seus pés sem dedos por ter até então poucos colaboradores e uma demanda que só ia aumentando cada vez mais, seu pequeno estúdio creio que ficava em Mogi das Cruzes ou em outra cidade menor que São Paulo, ele estava nos primórdios de sua carreira e além disso acredito que tenha agradado dos aspectos daqueles pés, poderiam muito bem contar a verdade nas histórias, muito melhor que a conversa pra lá de fiada das meias! A HQ de Mônica 190 de 1986 ilustra com maestria o lance dos pés e outras características dos personagens.

      Excluir
    4. Pois é, essas dos pés com meias o Emerson Abreu conseguiu superar o seu nível normal, sempre patético e totalmente sem noção que implantou na Turma da Mônica. Não é a toa que não tenho paciência com essas histórias atuais.

      Excluir
    5. Dar explicação pra tudo é bobagem, as características que citei dos personagens Disney, do He-Man, do Popeye e etc são fantásticas, pra que dar explicação pra tudo? Nos casos de DC e Marvel considero coerente que se dê explicações pra tudo ou quase tudo, apesar de também serem universos lúdicos, são de outra categoria onde os dissabores da vida real são inseridos com freqüência, o politicamente correto incomoda pouco ou talvez nem incomode a Marvel e a DC.
      A historinha de encerramento de Mônica 190/Abril trata do assunto dos pés de forma sucinta, ficou ótima, pensávamos que havia morrido o assunto até surgir a aberrativa HQ sobre os pés e meias do Cascão, totalmente gratuita, não precisava de tal aberração.

      Excluir
    6. Também acho que não precisam explicar essas coisinhas. Deixa pra gente imaginar, deixa o leitor fantasiar com os personagens, não é preciso explicar tudo ao pé da letra como tem ocorrido.

      Excluir
  5. "Já foi nossa", ótima definição! Demos sorte de termos nascido do lado de lá, me refiro ao século XX, as mudanças do século passado são harmônicas: Zé Luís já foi irmão da Mônica por um breve tempo, o mesmo ocorreu com Capitão Feio e Cascão, deixaram de ser tio e sobrinho, Salsinha era irmãozinho do Cebolinha, depois sumiu, a mudança radical que a Tina sofreu em 1977 veio no tempo certo, seu irmão Toneco apareceu pouquíssimo nos anos 80 em comparação com as décadas anteriores, Nico Demo só apareceu junto com a turma do Limoeiro em dois ou três comerciais de TV, Chico Bento puxou o tapete do Hiro e Zé da Roça, a evolução dos traços é algo que me fascina, adoro a trajetória dos traços! Todas essas mudanças creio que vieram em boa hora, foram nescessárias, ocorreram com harmonia e precisão, mudava-se sempre pra melhor. No século vigente o negócio descambou de uma tal forma que parece que o Mauricio de Sousa sofreu lavagem cerebral ou parece que o cartunista morreu no final do século passado, ocultaram da imprensa e do público e colocaram um sósia tirano no lugar, são as duas únicas explicações que encontro para justificar o que ocorre hoje, sua obra no passado era flor do campo, hoje é tiririca do brejo. No século atual a Turma da Mônica só muda pra pior, totalmente o oposto do século XX, hoje a TM é propriedade única e exclusiva da MSP, dizem que tem um roteirista que é parente do Cramunhão, brincadeira! Mas que o egoísmo e a ótica distorcida tão imperando por lá, isso é um fato! Quem sabe eles acordem deste pesadelo? Se ocorrer não será logo em breve! Já foi, Fabiano, já foi! Definiste bem!

    ResponderExcluir
  6. Definição perfeita! Até o final dos anos 90 as alterações que ocorriam eram harmônicas, de bom gosto e na medida certa. Eram mudanças que atualizavam e melhoravam os traços e roteiros. De 2000 pra cá, de fato, parece que tiraram a autonomia do Maurício, este sim, um gênio do cartunismo. É um talento que poucos possuem. O verdadeiro artista consegue intreter sem sensacionalismo, com naturalidade e simplicidade. Infelizmente roteiristas e desenhistas de ideias nmirabolantes como o Emerson Abreu contribuem para a descaracterização dos personagens, dos traços e das histórias. Roteiros e diálogos cansativos, sem pé nem cabeça, adaptados ao politicamente correto e forçando a barra para querer dar um ar de aventura às histórias. O Emerson não é o único responsável pelas terríveis mudanças, mas sem dúvida, é o principal responsável. Definitivamente, ele deveria procurar outro estudio para trabalhar.

    ResponderExcluir
  7. Veja Ricardo, tô de acordo contigo! O Mauricio é um puta talento, do contrário não debateríamos com tanto afinco a sua obra, o seu legado. Ele já está com 84 anos de idade, ainda assim continua atuante, um fenômeno reconhecido mundialmente. O que me chama atenção é esse tal de Emerson com tanto poder na MSP, o Mauricio permitiu que esse roteirista chegasse onde chegou, conheci esse nome através dos blogs, segundo os vários comentários que li, ele parece ser o braço direito do cartunista, será que ele casou na família do homem? É genro do patrão? Parece que tem carta branca na MSP, muito estranho! E a Mônica Spada e Sousa, onde fica nisso tudo? Provavelmente ela é a segunda no comando, daqui a uns trinta e oito anos quando o nosso querido Maurição esticar os cambitos, é ela que será a CEO da birosca, será que o Emerson tem moral com ela também? O Mauricio de Sousa nos deu um presente e tanto, nos deu a Turma da Mônica, a consagração parte do público, partindo desta premissa a Turma da Mônica no passado foi nossa, foram os leitores que à consagraram, é uma pena que atualmente a TM se encontre tão encalistrada, tão desenxabida, rogo pra que não seja um caminho sem volta!

    ResponderExcluir
  8. Fabiano, sua linha de raciocínio procede, apesar da TM clássica estar bastante fraca pro nosso gosto, a MSP tá cada vez mais pujante, a galerinha de hoje tem um gosto bem diferente do nosso, gostam de lero-lero, enrolação, não os culpo, afinal, a maioria são crianças e como tal não possuem senso crítico, não sabem que vivem em bolhas, são vítimas do politicamente correto, nós também éramos inocentes nas nossas infâncias, nossa sorte foi termos nascido numa época onde os movimentos reacionários eram insignificantes.
    Também concordo com o lance do Mauricio, ele parece que tá abatido, há seis anos atrás mais ou menos, começou a ficar ofegante, talvez tenha asma ou bronquite, pode ser que esteja começando a sofrer mal de Alzheimer, torço pra que não seja isso! De qualquer forma, ele está idoso e visivelmente cansado, parece que infelizmente tá se tornando uma marionete de sua própria empresa.
    O seguimento de livros e gibis educativos sempre foi pujante e a MSP tá fielmente atuante no setor. Se a Mônica Sousa ler nossos comentários talvez pense: “Que bando de choramingões!”, o que nos consola são nichos como este onde podemos trocar figurinhas dos velhos tempos, temos que focar na metade cheia do copo, até mais!!

    ResponderExcluir
  9. Concordo com tudo que foi dito sobre as mudanças, apesar de gostar bastante do Emerson. Infelizmente muitos personagens perderam suas características principais (como Cascão quase não ter historinha com medo de água ou da Magali com sua fome exagerada) e a tendência é piorar. O que me deixa feliz é pegar uma boa edição antiga e saborear aqueles traços saudosos, as histórias sem exageros e usando temas inovadores, nada da mesmice que encontramos hoje.

    ResponderExcluir
  10. Teremos que aplicar-lhe uma dose cavalar de um medicamento chamado "Politicamentus Correctum" pra que deixes de ser despudorado e comece a cultuar Damares Alves.

    ResponderExcluir