segunda-feira, 26 de março de 2018

Mônica 30 Anos - Editora Globo - Novembro/1993

Feliz aniversário, dentucinha!
Dia 21 de março foi aniversário da Mônica e por motivos técnicos (leia-se falta de scan) não publiquei a respeito. Hoje consegui o scanner e digitalizei várias capas pra postar no blog nos próximos dias.

Essa edição especial da Mônica 30 anos foi lançada em novembro de 1993 pela Editora Globo e é uma raridade entre os colecionadores. Eu mesmo só consegui essa edição recentemente pelo mercado livre, pagando 20 reais nela. Tenho também a especial de 40 anos. Já a de 35 anos eu vi mas não tava em bom estado, por isso nem comprei e pelo ML vi com preços exorbitantes que não compensam. Já a edição de luxo de 50 anos eu ainda não comprei, mas to ensaiando fazer isso.

Traz como história de abertura "Mônica é daltônica?" que foi publicada originalmente na edição nº 1 da Editora Abril, em maio de 1970. Mônica apareceu originalmente como coadjuvante em 3 de março de 1963, nas tiras do Cebolinha da Folha de S. Paulo, N.º 12.314, e só foi ganhar seu próprio gibi 7 anos depois.

Algumas curiosidades:
  • Mônica é do signo de Áries. Isso pode ser visto em O Aniversário dos Signos e O Melhor Dia do Ano. Também pode ser visto em "Previsões Astrológicas".
  • Alguns de seus passatempos são cultivar flores no jardim (principalmente seus preciosos gerânios de estimação) e colecionar bichos de pelúcia.
  • Além do Sansão, Mônica coleciona uma porção de bichos de pelúcia em seu armário de todos os tipos e tamanhos. Em algumas histórias, é possível ver bonecos com a forma de Jotalhão, Dalila e Horácio.
  • Ela torce para o São Paulo.
  • Mônica é a mascote oficial da UNICEF.
  • Mônica tem uma paixão secreta pelo Cebolinha, como já foi revelado em histórias como A Outra (Mônica nº 67 da editora Panini), em que ela apareceu separada de sua "segunda personalidade" e essa personalidade revela que queria namorar e casar com o Cebolinha.
  • A partir da edição 79 da Panini, Mônica tem 8 anos de idade.
  • A Mônica já completou 9 anos cerca de 7 vezes.
  • A atriz Letícia Spiller afirma que a Mônica foi sua principal inspiração para compor a cômica personagem Babalu da novela Quatro por Quatro (Rede Globo, 1994), com sua personalidade explosiva e ao mesmo tempo amigável e com senso de justiça. Assim como a Mônica com o Sansão, Babalu tinha o hábito de bater em quem a irritasse com sua bolsa.

    Fonte: http://pt-br.monica.wikia.com/wiki/Mônica

7 comentários:

  1. Tenho e ganhei do meu pai no ano em que saiu nas bancas até hoje na minha coleção..essa edição é muito especial mesmo pelo meu valor emocional e tenho as outras também!! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que valioso um presente desses do paizão. Eu não comprei na época e só consegui mil anos depois, ou seja, ano passado.

      Excluir
  2. Isso me confunde. Ora eles falam que ela tá com 7 anos, ora mantém os 6... huahuahua
    Sobre o scan: eu sou péssimo em tirar foto, por isso dependo de scan. Mas tentarei se for preciso.Abraço

    ResponderExcluir
  3. Excelente capa. Não coleciono mais Turma da Mônica. Coleciono Lulu e Bolinha. Mas tenho um carinho e lembranças ótimas da turminha da dentucinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive alguns de Luluzinha e Bolinha, mas me desfiz. Agora acho dificil encontrar, mas se tive em sebo, comprarei. Tenho alguns da Luluzinha Teen que pretendo completar um dia, quem sabe. Abraço

      Excluir
  4. Eeee que legal a Mônica torce pro São Paulo!

    Eu tenho scanner em casa mas acho mais prático tirar fotos já que eu não tenho a preocupação da imagem sair perfeita. Não vou indexar no inducks, por exemplo (se tratando de quadrinhos Disney que é o assunto principal do meu blog). A intenção é só mostrar mesmo as coisas, sem muito comprometimento. Amadorismo kk

    ResponderExcluir
  5. Monica e uma personagem divina.Quem nunca conheceu na vida um baixinha invocada?Mauricio de Sousa é um grande cronista por se inspirar sempre no cotidiano para suas histórias.Monica não foi a primeira personagem criada por Sousa,mas graças ao seu carisma e magnetismo atingiu o protagonismo.

    ResponderExcluir