sábado, 23 de maio de 2020

Mônica nº 83 - Editora Abril - Março/1977


A 83ª edição da Mônica lançada pela Editora Abril chegou às bancas em março de 1977. Trouxe uma capa simples onde a piada é o Cebolinha dando uma de mecânico para consertar o pneu do carrinho de bebê da Mônica.

Tenho várias edições da Editora Abril em estado de banca de tão conservadas. Essa é uma delas, conforme podem ver a imagem que não contém filtro algum. Tive a sorte de pegar alguns lotes no Mercado Livre, há uns 2 anos, com preços ótimos e super conservados. Hoje em dia tá difícil garimpar edição conservada com preço acessível. As pessoas perderam a noção e pedem preços exorbitantes, sem contar no frete que ainda o comprador tem que arcar.

Sebo eu nem tenho frequentado mais porque além de encontrar somente edição da Panini com preço alto (em torno de 6 reais, o que pra um sebo é caro), muitos gibis são colocado à venda em estado deplorável. A última vez que fui ao sebo foi no começo do ano, cheguei em um atendente e falei que era colecionador (ele devia presumir já que eu sempre estava visitando aquela loja) e não achava legal eles colarem etiqueta adesiva em qualquer lugar da capa, que priorizassem colar no código de barra ao menos. E falei também que algumas revistas estavam em péssimas condições e não eram dignas de estarem na prateleira para venda. Obviamente falei de forma educada e como cliente assíduo há 3 anos, me senti na liberdade de dizer. 
Depois disso nunca mais voltei, mas quem sabe quando a pandemia acabar eu volte lá...

7 comentários:

  1. Pelas expressões, ou conserta ou apanha, esta é a Mônica que nos deixou faz tempo, a Mônica que fazia sentido, um combo de ingenuidade, agressividade, atitude, inteligência, intolerância, ponderação, etc. O Mauricio foi um cartunista deveras ousado e equilibrado, hoje, seus personagens são apenas sombras do que já foram.
    Sei que esta edição possui as HQs "Você é ótimo, eu sou apenas o máximo!" e "Mestres da cozinha", me corrija se estiver errado, Marcelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é nessa edição mesmo. Vou chegar em casa e conferir!

      Excluir
  2. Fabiano, sinto falta da Mônica visceral, que nos chocava, assustava, surpreendia, encantava, a visceralidade não era atributo somente dela, todos eram viscerais, todos os núcleos funcionavam muito bem, ninguém pisava em ovos, atualmente tanto pisam quanto fazem questão de pisar, parecem gostar desta condição retrógrada. No seu âmago, a TM nunca deu mau exemplo, é um paradoxo, antigamente as pessoas eram bem menos melindrosas que atualmente, pela lógica, era pra ser o contrário.

    ResponderExcluir
  3. Todos aqueles fantásticos absurdos nunca foram más influências pra mim e pras crianças da nossa geração, sabíamos que eram restritos à ficção, restritos ao universo lúdico, não me refiro somente à TM, me refiro também aos quadrinhos de vários outros estúdios e às várias animações daqueles tempos, nunca fizeram minha cabeça pro mal, não me davam maus exemplos, apenas me divertiam.
    Não fomos criados em bolhas, não nos escondiam as dores do mundo como fazem com as crianças brasileiras de hoje, crianças das classes média, média alta e até média baixa que estão sendo criadas como se fossem anjinhos da mais pura estirpe, só enxergarão as mazelas do mundo real quando forem adolescentes e provavelmente terão dificuldades para filtrarem, pois quando as bolhas furarem tudo virá de uma só vez, diferente de nós que tomávamos doses homeopáticas de mazelas, feiuras, dissabores em nossas infâncias quase que diariamente e só nos fez bem. Esconder as verdades das crianças, manipulando suas óticas para que vejam somente as belezas e o politicamente correto, com 100% de ausência de contrapontos, desestimulando os questionamentos para que não desenvolvam senso crítico, com a retórica de que ainda não é o momento e deixando pra adolescência, ou seja, superproteção com procrastinação, péssima combinação, crianças que são criadas como pequenos Budas certamente serão adultos problemáticos, a MSP que mandava tão bem, atualmente presta um desserviço pra criançada.

    ResponderExcluir
  4. Saudades de quando os personagens mantinham suas características e isso não era considerado que poderia influenciar alguma criança. A MSP tá perdendo a mão das coisas... Ah, mês que vem eu vou publicar a história CARAMELA pra você conhecer.

    ResponderExcluir
  5. Marcelo, pelo nome parece ter relação com a Magali, tô aguardando, obrigado!

    ResponderExcluir