segunda-feira, 18 de maio de 2020

Cebolinha nº 27 - Editora Globo - Março/1989


Cebolinha nº 27 foi lançado em março de 1989 pela Editora Globo. Trouxe uma história de abertura com o Louco que se chama "As mais loucas loucuras do Louco", que já foi republicada várias vezes em almanaques de tão excelente história que é.

A capa simples traz o Cebolinha irritado por seu fone de ouvido não encaixar corretamente na sua cabeça por causa do seu cabelo e o Bidu morrendo de rir ao lado. Bidu era um personagem bem frequente nas capas do Cebolinha.

9 comentários:

  1. Marcelo,criei uma Conta no Twitter.Segue o Link:

    twitter.com/opatodonald2

    ResponderExcluir
  2. Cebolinha deve ter passado gel no cabelo. kkkkk. Bela capa. Simples, mas engraçada. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. São várias capas do Cebolinha contendo gags envolvendo seu cabelo, já serviu de antena; já foi confundido com aranha; furou boné; touca de frio que não conseguiu abaixá-lo e aderiu à sua forma; se enroscou com linha de pesca e também já serviu como vara de pescar; serviu para colher maçãs quando os cestos já não davam mais conta; já foi ejetado da cabeça no clássico teste dos reflexos, na capa do nº23 de 1988, Cebolinha fica tenso ao ver que o médico vai bater com o martelinho em um dos seus joelhos e antes do fato consumado o que responde com reflexo é o seu cabelo que salta da cabeça, na fase decadente da TM, esse recurso foi e é bastante usado de maneira exaustiva, fazem também com o cabelo do Cascão, como não sabem trabalhar, ou seja, os profissionais da MSP atual não têm 20% da tarimba da velha guarda, não conhecem sobre tempo de comédia, que era um recurso muito utilizado antigamente, os cabelos pulando das cabeças por quaisquer motivos, se tornou algo ridículo, completamente sem graça.
    Nas tiras e histórias clássicas, Cebolinha com seu cabelo volta e meia furava bexigas e também espetava as bochechas e olhos da turma, sempre despropositadamente, na capa de Mônica 112 de 1979, a gag poderia ser da capa de alguma edição do Cebolinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem observado. Concordo que o uso foi exaustivo, raramente inovam. Se não fossem as capas atuais trazerem referências de suas histórias principais, com certeza repetiriam muitas piadinhas envolvendo os cabelos.

      Excluir
    2. Marcelo, acho que não fui muito claro, quando mencionei "de maneira exaustiva" refiro-me aos cabelos do Cebolinha e Cascão pulando de suas cabeças com demasiada freqüência nos gibis atuais e também nas HQs das décadas de 10 e 00, no século passado as poucas vezes que fizeram isso, considero realmente cômico, pois os profissionais daqueles tempos realmente sabiam trabalhar, conheciam sobre tempo de comédia, sabiam dosar. Quanto às gags nas capas dos gibis antigos sobre o cabelo do Cebolinha, considero todas excelentes!

      Excluir
  4. Outras capas da Mônica envolvendo o cabelo do garoto são os números 94 e 111 da Editora Abril e o nº52 da Editora Globo, talvez hajam outras do título Mônica que desconheço ou não me recordo, piadas com seu cabelo nas capas do seu próprio título na Abril, me vem à memória os números159,162,163 e seu almanaque de nº2, tudo que citei no comentário acima são capas da Globo, exceto Mônica112 de 79, na fase da editora platinada as piadas com seu cabelo nas capas do seu título se tornaram bem mais recorrentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas dessas eu não tenho mas olhei no guia dos quadrinhos e são realmente boas.

      Excluir