sexta-feira, 26 de junho de 2020

Voltinho e A Turma da Mônica - Instituto Cultural Mauricio de Sousa - 1975


Voltinho e a Turma da Mônica é uma revista institucional da CESP (Cia Energética de São Paulo) que teve sua distribuição gratuita no ano de 1975. Foi uma forma da CESP e MSP mostrar sobre os perigos, cuidados e uso da energia elétrica para as crianças.
É uma revista aparentemente rara, pois até hoje só vi essa que possuo e um anúncio no Mercado Livre meses atrás.

"Esta revistinha pode ser considerada como um primeiro contato da CESP com o mundo infantil, tentando, apenas, despertar nele, entre crianças de 6 a 12 anos de idade, interesse inicial pelo assunto eletricidade."

4 comentários:

  1. Que capa magnífica!
    Marcelo, o personagem Voltinho era propriedade da CESP ou foi criado pela MSP apenas pro gibi institucional? Se foi criação da MSP ele poderia ter sido efetivado no núcleo do Astronauta, dando suporte de vez em quando nas aventuras espaciais.
    Seu aspecto tem pegada de Hanna-Barbera, me lembra Jetsons e Formiga Atômica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal, não fazia ideia da existência deste gibi, o bom é nunca parar de descobrir o antigo. É impressionante como que produções antigas da TM têm o poder de nos surpreender, conhecendo-as de longa data ou descobrindo-as, e não tem a ver com viver de passado, tem a ver com gostar de qualidade, é que a TM conseguiu dar um salto do luxo pro lixo, o pior é que ainda foi radical em vez de gradual, a impressão que passa é que dormimos com tudo organizado e acordamos no meio do caos, não há tecnologia que consiga deixar a TM clássica aprazível, palatável como foi antigamente com recursos tecnológicos modestos, o material humano foi incrível!
      Antes as artes geravam dividendos, divisas, era a ordem natural das coisas. Atualmente o dinheiro é que produz as artes, inverteu-se a ordem, deixou de ser natural, quando o natural é suprimido, é negado, o artificial, o fabricado, a falência intelectual é que assumem as rédeas, por isto que não temos mais a alta qualidade artística como locomotiva. Qualidade era popular, comum, vinha até nós sem chamarmos, era a falecida e saudosa ordem natural cumprindo seu papel, atualmente temos que correr atrás dela e nem sempre a alcançamos, qualidade se tornou artigo raro apreciado por nichos.
      Quem busca qualidade artística na tacanha e popular visão brasileira vigente, passa como impopular, metido à besta, preconceituoso, esnobe, enjoado, antissocial, sistemático... Pra se passar como popular, sociável, amistoso tem que apreciar lixo artístico.

      Excluir
  2. Não conhecia essa revista, nunca tinha visto, parece ser boa. Tem institucionais que a gente nem pensa que existe, essas que são raras.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia essa também. Voltinho daria um excelente personagem de gibi. Gostei da estética dele.

    ResponderExcluir